EMPREGABILIDADE I – 12 DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO A VIDA PROFISSIONAL

Você é recém formado? Está à procura do primeiro emprego? Está querendo mudar de área? Procura novos desafios profissionais? Não importa! Você está diante de um momento importante em sua vida e este artigo pretende contribuir para que você tome as melhores decisões.

O tema é EMPREGABILIDADE. Essa palavra esquisita é relativamente nova, mas o seu significado já faz parte da sua vida e talvez você, por desconhecimento ou “falta de atenção” ainda não saiba. Empregabilidade pode ser definida como a sua “capacidade de se empregar”. Ela resume o conjunto de habilidades e competências acumuladas durante a vida e que tem muito valor. O importante é que você possa conhecer quais são elas para oferecer ao público certo, do jeito certo. Claro que não é fácil e é por isso mesmo que raramente as pessoas são contratadas na primeira entrevista, mas seguramente algumas empresas precisam exatamente daquilo que você sabe fazer. O caminho é encontrar essas empresas. No entanto, se você acredita que não sabe fazer nada por que não vê significado em tudo o que já fez ou porque outras pessoas teimam em dizer que você não se preparou o suficiente, você precisa rever seu marketing pessoal e teu networking. Com este sentimento dificilmente conseguirá seguir em frente. Faça pesquisas sobre marketing pessoal, converse com amigos, famíliares que certamente este tema irá ajudar você a se reposicionar.

Se no momento de encontrar um emprego você tiver claramente definido em sua cabeça o que você deseja e o que pretende fazer com as conquistas que vierem como conseqüência, tudo fica mais claro. Já o contrário pode ser desastroso. Imagine você que não abre mão dos finais de semana com amigos e vai trabalhar numa empresa que tem expediente aos sábados e vez ou outra precisa de você aos domingos. Na hora da contratação haverá a alegria da conquista, mas toda semana você terá um momento de desmotivação, achando que a empresa é injusta e desumana e deveria respeitar mais os funcionários. Pior ainda, vai deixar transparecer isso aos seus colegas de trabalho, causando prejuízo a sua imagem. Você ainda pode decidir sair na sexta à noite, extrapolar no horário ou na intensidade da balada e acabar comprometendo a produtividade no dia seguinte. A questão é: Por que não pensou nisso na hora de aceitar a contratação? Por que não perguntou para o entrevistador se a empresa tem expediente aos finais de semana com a coragem de não aceitar o emprego ao saber que eles trabalham aos sábados? Simples! Porque que você precisava de dinheiro e não de realização pessoal ou profissional naquele momento.

Certa vez, conversando com uma jovem que se dizia apaixonada por publicidade e que ia estudar para se tornar uma publicitária (isto significa uma mensalidade alta durante pelo menos quatro anos) tive a curiosidade de perguntar:

- Você gosta de trabalhar muito?
- Sim, claro! Ela respondeu tão rapidamente que resolvi insistir:
- Entenda bem, não estou perguntando se você gosta muito de trabalhar e sim se você gosta de trabalhar “muito”, em grande volume e intensidade?
- Ah claro, desde que seja de segunda a sexta, das 8h00 às 18h00 ta ótimo, ela respondeu!

Onde está o erro? Ela não tinha a menor idéia do que é a publicidade e seus meandros. Simplesmente viu o glamour e o brilho das propagandas na televisão e achou que é um mundo de sonhos. Se há uma coisa que o publicitário nem sempre tem é controle sobre seu “tempo e volume de trabalho”. Quem manda é o Cliente. Você briga e esperneia, mas quem manda é ele. Os contratos são apertados, o tempo escasso, a verba e curta e o Cliente é exigente, sempre, gerando alta pressão no dia a dia! É o perfil da profissão. Eu conheço bem e digo: é uma delícia ser publicitário, mas se você não estiver pronto pra isso, pode se frustrar depois de ter jogado fora anos de estudos e um alto investimento.

Como resolver esta situação? Vamos a pratica. Vou enumerar itens para facilitar sua reflexão:

1)    Pense e repense sobre tudo o que você já fez em sua vida. Avalie o que deu certo e o que não deu e separe bem. Não apague nada. Os erros lhe trouxeram experiência e nem sempre precisam ser escondidos. Seja honesto com você, senão não conseguirá ser honesto com os outros.
2)    Estabeleça o que deseja para sua vida. Sua carreira será um dos pilares de sustentação do seu futuro. “A carreira sustenta a vida! A vida não sustenta a carreira”. Não perca isso de vista.
3)    Defina o que deseja para si. Busque conhecimento. Use os meios digitais, mas não se limite a eles. Faça cursos, participe de eventos, freqüente locais onde aquilo que você deseja acontece. Se gostar do ramo do petróleo, por exemplo, o Pré Sal ta ai e é um prato cheio para você adquirir conhecimento e as fontes de informação são incontáveis. Não precisa dormir em cima disso, mas não deixe o tempo passar, pois não sei se você sabe, ele não volta!
4)    Identifique dentro do teu Networking (rede de contatos) quais pessoas estão ligadas a esta área e que possam lhe dar dicas e orientações de onde encontrar conhecimento. Uma dessas pessoas pode até mesmo ajudar você a encontrar um trabalho, se ela sentir que você está se esforçando. Porém, se entre os seus amigos (reais ou virtuais) não houver ninguém que atue nesta área, você precisa ler a postagem sobre FERRAMENTAS DE NETWORKING – Você usa bem? Ela irá te mostrar que precisa rever seus amigos e como fazer isso. Mas faz isso rápido, pois é fundamental para teu objetivo. Esse e outros links estarão a sua disposição ao final deste artigo.
5)    Pratique a criatividade. Desenhe, rascunhe idéias. Isso vai te ajudar a se certificar se você realmente gosta daquilo ou é devaneio. Com esses rascunhos você começa a reunir material para um bom planejamento de carreira. Se conseguir com muita facilidade é um bom sinal de que está no caminho certo. Aproveite, faça pesquisas e crie algo em prol do seu objetivo. Se possível tenha uma “Idéia Original”. O importante não é conseguir criar a idéia e sim a busca por ela. Você vai aprender muito nesse processo de busca.
6)    Amplie o campo de visão. O segmento que deseja pode ser muito maior do que parece. Tome como exemplo o segmento Automobilístico. As montadoras de veículos apenas “montam” o carro. Por trás delas existem vários setores secundários, terciários que contemplam milhares de empresas diretamente ligadas a produção do carro. Se você limitar sua visão apenas às montadoras, que é quem realmente aparece na mídia e nas ruas, terá apenas meia dúzia de empresas pra trabalhar e suas chances reduzem consideravelmente. Dê atenção também ao que não se vê.
7)    Procure entidades e associações que atuem na área que deseja. Associe-se a elas. A maioria dos sites oferece associação gratuita e elas vão lhe fornecer, através de jornais eletrônicos periódicos, atualização e informações constantes que você precisa saber. Uma dica: digite no Google “Associações”. Você vai se surpreender com o que tem lá e certamente vai achar coisas do seu interesse.
8)    Conheça onde estão as empresas que pertencem ao segmento que deseja trabalhar. Acesse o site dessas empresas, estude, pesquise, leia tudo o que encontrar. Também são fontes de conhecimento fundamentais e nos sites das associações você vai achá-las com facilidade.
9)    Compare aquilo que deseja com a oferta disponível no mercado e que sirvam pra você. Isto também irá lhe ajudar a traçar seu planejamento. Não adianta ter o desejo de trabalhar numa plataforma de petróleo, por exemplo, se você não quiser ou não puder sair da cidade do interior onde você mora. Estou sendo extremista, mas é só um exemplo.
10)                      Encare os desafios que surgirem em sua busca. Lembre-se que nem sempre vamos encontrar um pacote pronto, exatamente do jeito que queríamos. Mesmo com todo o conhecimento que você adquiriu nos estudos, nos eventos dos quais participou, nas conversas com profissionais da área e praticando os passos acima, situações novas e inusitadas vão surgir. O mais importante é que você esteja pronto para encará-las, com peito aberto, cabeça erguida e sem medo, mesmo que isso lhe custe começar “por baixo”. Seu futuro não está na sua entrada e sim na manutenção de seu foco e nas conquistas que terá.
11)                      Compreenda que aquele trabalho que a princípio parece simplório para teu conhecimento ou o nível que atingiu pode esconder por trás de si um grande projeto, um projeto transformador e que projetará teu nome, que é a tua MARCA dentro do segmento. “Nenhum avião é construído se ninguém se sentar na prancheta para projetá-lo, após horas e horas de intermináveis reuniões”. Ninguém lembra disso quanto está voando.
12)                      Vá a luta!

Enquanto pratica tudo o que eu mencionei acima, você pode trabalhar no que for possível, o que estiver a mão, porém tenha claro com você que aquilo é temporário. Se por acaso, num desses trabalhos que chamamos aqui de “temporários”, você se encontrar, se realizar e perceber que há possibilidade de evolução dentro do seu plano, ótimo! Você encurtou um pouco o caminho, mas isso não livra você de praticar algumas das sugestões que dei acima. Senão você não vai sair do lugar!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre EMPREGABILIDADE, quer saber como anda a sua? Clique nesse link http://vocesa.abril.com.br/testes/carreira/Como-esta-sua-empregabilidade.shtml e faça o teste. É simples e bem rápido. Não se assuste com o resultado. O mais importante não é o que ele vai dizer e sim o que fazer com o que ele dizer!

Este é o primeiro post de uma série de três sobre esse tema. No próximo post falaremos sobre EMPREGABILIDADE II – 12 dicas para quem já está empregado!

3 comentários:

Unknown disse...

Eis aqui um excelente blog. Um parênteses: você sabia que meditar com a cor verdetraz um efeito calmante para as emoções? em termos deste blog, refletir com a cor verde, acalmamos as emoções e deixamos aflorar um pouco a racionalidade, afinal para nos conhecermos, e começarmos a perceber onde estamos errando com relação ao trabalho precisamos não mascarar nossas próprias falhas. Ou seja, o verde nos traz um sentimento de conforto e relaxação, de calma e paz interior, que nos faz sentir equilibrados interiormente, assim nos faz empatizar com as situações vividas , encontrando de forma natural, palavras mais justas.

Agora mas já sobre a postagem, você sabe que eu já fiz algo parecido com a primeira figura? Eu tinha que contratar um funcionário, mas que não era da minha área, como não sabia que eu iria fazer a seleção, e estava em cima da hora e não tinha como pesquisar a respeito, eu colocava uma vassou caida no chão, bem próximo onde a pessoa ia passar... já imaginou o que eu iria ver né?

.. Agora sobre o artigo mais uma vez leio algo que me mostra o quão importante é as definições pessoais, se conehcer para depois viver. Viver não só no sentido de gozar a vida, mas de aproveitar todas as oportunidades em prol de si mesmo e de forma ampla, não só financeira. Como deveria ser o índice de pessoas realizadas profissionalmente (e isto vai além de financeiramente) num grupo de 100 pesoas? Não acredito que daria muito alto.

Juka Oliveira disse...

Lilian obrigado por visitar nosso Blog. Que bom que oartigo lhe deu informações importantes. Precisando é só falar. Sucesso.

Victória Ribeiro disse...

Muito interessante.
Hoje em dias os jovens que estão começando, muitas vezes por necessidade, buscam qualquer área sem compreender que a escolha de uma profissão é muito importante para sua vida e que pode ser decisiva para seu futuro.
Passei a pouco tempo pela fase da escolha de uma profissão, e em uma determinada idade esta decisão é necessária e muitas vezes vem acompanhada de muita pressão de familiares, professores, e até de amigos. Artigos como este trazem, principalmente aos jovens nesta fase, uma "luz" de como fazer tal escolha e que deve ser feita com calma e conhecimento amplo, deixando a ideia de que a área lucrativa é aquela que deve ser seguida e investir naquela que te faz sentir bem e realizado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...