FERRAMENTAS DE NETWORKING - VOCÊ USA BEM?? LINGUAGEM SIMPLES E DESCOMPLICADA!

NETWORKING – É a Rede de Relacionamentos que você forma e mantém com seu grupo de amigos ou contatos no trabalho, na escola, nas baladas, entre outros. Com a tecnologia surgem ainda as redes de relacionamentos virtuais através das Redes Sociais. Seja uma ou outra, são classificadas como Ferramentas de Networking e oferecem inúmeras possibilidades, podendo ajudar você a atingir determinados objetivos. É isso. Se convivêssemos em sociedade, seja real ou virtual e não houvesse nenhum objetivo a ser extraído dessa convivência, poderíamos chamar de brinquedo e não ferramenta.

Defina claramente o que você deseja e a partir daí passe a utilizar seus diversos Networking´s em favor dos seus inúmeros objetivos. Separe o que é útil do que é fútil. Dificilmente alguém consegue vender móveis freqüentando um site de pornografia ou uma bolsa de estudos internacional freqüentando reuniões de adoradores do Superman. Eu disse “dificilmente” o que não quer dizer que seja impossível. Daí a idéia de saber claramente o que se deseja e onde procurar, aumentando suas chances.

Considere que sua principal ferramenta de Networking é Você! Todas as outras servem de apoio, canais de acesso e aproximação. Networking com esse nome bonito não significa que é digital. Você conquista, amplia e mantém uma boa rede de relacionamento numa mesa de bar, desde que saiba exatamente o que espera conseguir enquanto estiver reunido com pessoas neste local. “Todos conhecemos os engenheiros de mesa de bar ou arquitetos de botequim que traçam planos incríveis na sexta, sábado e domingo, mas quando chega a segunda feira não tem a menor idéia do que foi dito ou como fazer aquilo que foi dito” (by Nizan Guanaes – meu ídolo).

Já no mundo virtual formaram-se nos últimos anos dezenas das chamadas “Redes Sociais” que permitem a ampliar e muito suas redes e também a abrangência de seus relacionamentos. Você pode ir muito mais longe. As mais conhecidas no Brasil são: CAMFROG, MSN, ORKUT, BADOO, TWITTER, FACEBOOK (esta última é o tema principal de um filme incrível que é candidato ao Oscar em 2011), entre outras. Algumas muito simples. Outras altamente complexas e difíceis de usar, mas tem público para todos os gostos e níveis de conhecimento. Todo dia recebo convites de alguém para fazer parte de uma nova rede. Confesso que parei. Não consigo mais guardar tantos login´s e senhas. São legais? Claro que sim!! O importante é que você saiba como funcionam e como usar com segurança e inteligência. Vamos à alguns exemplos positivos e negativos que me vem a cabeça agora:

POSITIVOS:

1)    Nelas você conhece pessoas de diversas partes do mundo e em diversas atividades diferentes. Isto pode ajudá-lo a trocar conhecimento, promover debates e eventos e até mesmo realizar negócios. Você pode até casar! Para isso é importante que se dê a devida atenção às pessoas que também conversem sobre assuntos que te interessem. Mantenha contato com essas pessoas, registre suas atividades, localização e procure estar sempre conectado à elas. Ao adicionar o Nick de alguém à sua lista, ao invés de escrever “Maria – Loira” ou “João – Gostosão”, prefira “Maria – arquiteta RJ” ou “João – BVSP”. Você continuará se lembrando que a Maria é Loira e que o João é Gostosão, mas saberá principalmente que ela é arquiteta e está no Rio de Janeiro e que o João trabalha na Bolsa de Valores de São Paulo. Acredite, esta informação será mais útil com o passar do tempo. Falo por experiência própria. Eu mesmo já comprei e vendi produtos e serviços para pessoas que conheci numa sala de bate papo. Em resumo: não adianta ter um milhão de pessoas adicionadas à sua lista se você não sabe quem são, onde estão, o que fazem e seu nível de acessibilidade e conhecimento. É comum ver pessoas que escrevem como mensagem de saudação em seus NICKS “estou limpando minha lista de contatos”. Isto por que adicionaram pessoas sem qualquer critério ou  num momento de emoção, mas nunca houve uma segunda conversa. Lembre-se: se é pra ter uma agenda cheia de telefones de pessoas para as quais você nunca liga, ande com uma lista telefônica debaixo do braço!

2)    Muitas pessoas inserem nessas Redes assuntos extraídos de sites variados (negócios, fofocas, notícias, variedades, turismo, fotografias, mensagens motivacionais ou “desmotivacionais” (terrível isso)) e que podem ser de seu interesse, ou seja, é como se dezenas de pessoas lessem jornais e revistas, vissem TV e ouvissem rádio, separassem a parte que interessa aos seus diversos objetivos e enviasse para você. Percebeu? É como se você não precisasse mais ir atrás das informações; alguém já fez isso por você, recortou, tirou as partes que não interessam e mandou pra você, na sua página. Muito legal!

3)    Vou deixar você descobrir outros pontos positivos, agora que você começa a entender melhor as Redes Sociais e como usá-las em seu favor.

ALGUNS PONTOS NEGATIVOS

1)    Futilidade = é o que mais se vê nas trocas de mensagens dessas redes. Faça um teste: coloque uma mensagem do tipo “Dicas sobre como você pode contribuir com a preservação do meio ambiente”, por exemplo. Por experiência digo que 1% de seus contatos irá comentar ou sequer clicar no link para conhecer as dicas. Depois escreva algo como “O pum mais barulhento do mundo”. Prepare-se para se perder no meio de tantos comentários, kkkkkkkkk, hsuahsausasuh, etc. Está errado isso? Eu digo que não, desde que a única coisa que você procure naquele lugar e naquele momento seja “perder tempo com coisas fúteis”, você ta bem. Às vezes é bom, mas se você dedicar tempo demais a isso enjoa, cansa, não te acrescenta nada e logo você vai querer mudar de rede e dizer que “aquela” determinada ferramenta não é boa. Você pode kkkkkkk o quanto quiser, mas entre um kkkkk e outro, dê atenção às coisas verdadeiramente sérias.

2)    Segurança – é fundamental ter bom domínio de informática, dispositivos de proteção, maturidade, equilíbrio e bom senso na hora de participar desses grupos. Ali estão pessoas que você não conhece, não sabe onde estão e por isso pode ser duramente prejudicado(a) por elas. Gente pedindo dinheiro com a desculpa de problemas de saúde, pedindo favores de todos os tipos ou mesmo querendo saber coisas sobre sua vida são freqüentes nessas ferramentas de Networking. Saiba identificar bem e fuja dessas pessoas. Aquele rapaz ou aquela garota bonitinha pode trazer consigo um caminhão de problemas prontinho pra despejar no seu colo. Com certeza não é isso que você está procurando. Conheço relatos de pessoas próximas que confiaram e acabaram seqüestradas e uma amiga que, preocupada com alguém que ela conheceu na internet e estava com problemas financeiros, enviou dinheiro da Inglaterra para o Brasil durante alguns meses para essa pessoa. A coisa só acabou quando um terceiro desviou o dinheiro em Portugal e a polícia acabou aparecendo no meio da sala virtual. A casa caiu. Detalhe: eu conhecia também a pessoa no Brasil que alegava estar com problemas. Era um encostado, vagabundo que não trabalhava e passava 24 horas por dia na internet, certamente fazendo outras vítimas. Mas como pedir não é crime, não podíamos fazer nada a não ser alertar as pessoas.

3)    Vício também é algo comum quando não se tem equilíbrio e bom senso. Milhares de pessoas perdem muito tempo procurando sabe-se lá o que e como conseqüência, não sabem quando encontram. Vi certa vez uma garota em Portugal, mas que freqüentava uma sala brasileira, a mesma que eu, passar 96 horas ininterruptas diante de uma tela e uma webcam. Comia na frente da tela e sequer dormia. Os amigos diziam para ela descansar, desligar tudo. Nada disso adiantava. Quando saiu, foi direto para o hospital levada pelos familiares. Tudo isso na frente da câmera.

Esses são apenas alguns pontos. Isso acontece no mundo virtual ou no mundo real. É a mesma coisa. A diferença é a quantidade de pessoas que assistem as conquistas ou as tragédias. Por isso é importante trabalhar, lapidar, manter e rever suas redes de relacionamentos com freqüência. Todos nós precisamos e todos nós temos. Alguns não sabem, mas tem. Eu espero que com essas poucas palavras cada um de vocês possa entender melhor o que é isso e como utilizar bem, sem exageros e em que momento dedicar esforços aos seus objetivos.

Vou recorrer aqui a dois conceitos que carrego comigo. Um deles tiro das famosas Leis de Paretto: 80% de tudo aquilo que você consegue provém de apenas 20% de suas atitudes. Ou seja, se você souber quais são as coisas mais eficazes que realiza em seu benefício e dedicar tempo, talento e recursos à elas, poderá empreender menos esforço e ganhar muito mais.

A segunda é uma definição que ouvi há alguns anos e nunca mais esqueci: SORTE É A UNIÃO DA CAPACIDADE COM A OPORTUNIDADE! É isso mesmo. Não adianta entender tudo sobre um determinado assunto e não freqüentar os locais onde esse assunto é discutido. Por outro lado, não adianta participar sempre de eventos de um determinado tema, mas não se esforçar para adquirir conhecimento sobre ele. Um dia a oportunidade irá bater a sua porta e você pode não estar preparado para responder à altura.

Não quero com isso dizer aqui para onde você deve ir, com quem você deve andar, quem você deve adicionar a sua lista ou agenda ou manter em seu grupo de amigos. Só pretendo sugerir que você identifique cada um e saiba em que momento a sua companhia, seja no mundo real ou virtual, irá fazer bem à você e seus objetivos naquele momento.

Boa Sorte e obrigado por fazer parte do meu Networking. Estarei sempre aqui para ajudar como for possível. Um grande abraço!

Juka Oliveira

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Juka, adorei o tipo de abordagem que deu ao assunto, muito esclarecedor;muitas vezes não paramos para pensar; muito legal a parte dos "chatos" que fazem da nossa página um autêntio Jornal Nacional kkkkk isso me incomoda e muito kkk queria compartilhar isso no face kkkk
abraços e parabéns belo blog.
gláucia

Anônimo disse...

Juka: uma verdadeira aula de network. Parabéns! vc conseguiu, num espaço pequeno, transmitir o que é e pra que serve, sem rodeios ou prolixia. Adorei! Vc é muito bom no que faz! Daisy

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...